Acontecimentos no Jazoon 2008

Estou em Zurich para o evento Jazoon, desde domingo, apreciando a cidade e o evento que começou com o Community Day na segunda-feira, onde participei da parte do Glassfish, enquanto a outra parte era dedicada ao NetBeans. Devo dizer que a organização do evento está muito boa.

Tenho encontrado alguns brasileiros que vieram participar do evento, bem como outros que moram na região. Notadamente o Felipe Gaúcho, onde o pude conhecer pessoalmente onde fez um tour da cidade comigo, muito obrigado. Também explicou como é trabalhar para o mercado Suiço e o choque cultural, é uma experiência muito interessante.

Fiz minha palestra ontem, a sala começou em torno de 20 pessoas, mas ao final devia ter algo em torno de 50 pessoas. Foi muito bom participar do evento, principalmente quando temos membros ilustres na audiência como Dr. Heinz Kabutz, Alexis Mouchine-Pouchkine (evangelista Sun/Glassfish).

O slide da palestra está disponível, vejam on-line ou façam download.

Antes de minha palestra, outro brasileiro fez palestra sobre The Java Platform and the future of user interaction, por Hildeberto Mendonça que faz doutorado na Bélgica.

Posteriormente conversei com Heinz Kabutz, sobre as ferramenas de análise de thread dump para detecção de conteção. Conversei com Alexis sobre a comunidade Glassfish no Brasil, onde temos muita oportunidade para mostrar a qualidade do projeto. Com Jerome Dochez comentei sobre alguns problemas encontrados no Glassfish v3 (em desenvolvimento), sobre logging, reload de módulos e build do glassfish v3 (posteriormente coloco os detalhes destas questões).

Anteriormente conversei com Terrence Barr, sobre um problema que enfrentei ano passado com certificaçao digital e Java Micro Edition, onde ele compartilhou do problema e que a Sun está tentando mostrar às empresas operadoras e fabricantes, sobre a importância da padronização em API e acesso a recursos nativos.

Hoje pela manhã assisti a palestra Web 2.0 development with JavaFx, Flex and AIR, muito interessante, pois eu já conhecia o site do parleys.com, e o Stephan Janssen, mostrou as motivações de ter escolhido a plataforma Adobe Flex para construir a UI do site. Em off conversando com ele, mostrou que ainda existem algumas marretadas a serem ajustadas para tornar aplicações Flex usáveis para usuários acostumados com HTML, como por exemplo indexação por robôs web (é necessário adicionar keywords no header), pesquisa por ctrl+f no browser, link direto em ancora. A interface visual do site é bem interativa e bonita. Ele também mostrou outras funcionalidades do site, onde será aberto para usuários realizarem uploads de vídeos, bem como usar uma ferramenta criada por ele para editar e sincronizar slides de palestras com áudio ou video. Isso é muito bacana, para quem não pode estar presente à um evento, e pode assistir fora do evento.

Uma palestra que estava com intenção de assistir, sobre Qi4j sobre um novo conceito em desenvolvimento de software, projeto liderado pelo Rickard Öberg, foi cancelada, não sei o motivo. Isso irá me forçar a assinar as listas de discussão deles para aprender mais sobre o projeto.

Em conversas com outras pessoas técnicas de países diferentes, verifiquei que compartilhamos algumas coisas em desenvolvimento de software, como o cliente não conseguir mostrar quais são os casos de uso mais importantes, efetuar testes funcionais quando a aplicação vai para produção, não terem requerimentos de performance, baixa qualidade do código desenvolvido em off-shore, conservadorismo no uso do software em produção.

Vejam algumas fotos (cidade de Zurich e parte do evento).

Categorias:

Atualizado em:

Deixe um comentário